Cobertura de Alumínio: Aplicação e Vantagens

Cobertura em Alumínio: Leveza, resistência e durabilidade.

Cobertura de Alumínio: Leveza e eficiência

A utilização de cobertura de alumínio trás uma série de vantagens. A primeira é que este material possui uma densidade da ordem de 1/3 da densidade do aço, que já é considera baixa. Ou seja, o alumínio é um material que tem reduzido peso próprio o que facilita o transporte e montagem da estrutura que utiliza este material. Além disso, a cobertura de alumínio possui uma elevada taxa de resistência/peso. Isto possibilita a estrutura vencer grandes vãos sem aumento do peso próprio nem necessidade de reduzir os carregamentos aplicados.

Outra característica importante deste material é sua grande resistência à corrosão. Este fato se dá pelo surgimento de uma camada inerte de óxido de alumínio após a extrusão do perfil. Esta camada protege as camadas inferiores do material contra a corrosão. Com isso, as estruturas de alumínio podem ser utilizadas em ambientes com elevada agressividade ambiental como polos industriais e localidades sujeitas ao salitre.

Cobertura de Alumínio
Cobertura de Alumínio

Outra vantagem do alumínio é que o produto da auto-oxidação deste material é incolor e não tóxico. Isto permite que o mesmo seja utilizado em locais de preparo ou produção de alimentos.

No que diz respeito à estética, este material pode ter diversos acabamentos especiais como texturização mecânica superficial, pintura, esmaltagem, etc.

Para projeto e dimensionamento de cobertura de alumínio é importante que se procure profissionais capacitados e com experiência na área. Isso se dá devido à importância de fazer todas as considerações de cálculo necessárias para resultar em uma cobertura segura e com a durabilidade adequada que consiga aproveitar de maneira eficiente as vantagens do material que foram ditas anteriormente.  Vale ressaltar que todos os projetos estruturais devem ter um profissional técnico responsável e estar de acordo com as exigências das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Veja alguns projetos do GRUPO FULL de Cobertura de Alumínio:

Cobertura de Alumínio e Policarbonato

Cobertura em Alumínio e Policarbonato

Referências: