Estrutura Metálica para Galpão

Galpões Metálicos: Definição, tipos, requistos estruturais, custos e prazos.

Estrutura Metálica para Galpão: Considerações técnicas

Um galpão é uma estrutura, geralmente de um pavimento, destinada a ocupar grandes áreas utilizadas para armazenamento, fabricação e movimentação de materiais. Esse tipo de construção começou a ser executada em madeira e posteriormente em concreto armado e aço. Esses três materiais podem ser utilizados isoladamente ou em conjunto na composição da estrutura. Entre os materiais apresentados o mais eficiente e versátil é o aço, a partir do qual são formados os perfis laminados, soldados e dobrados. O presente artigo apresenta os requisitos de projeto que devem ser observados para obter o máximo de economia e agilidade na execução de uma estrutura metálica para galpão.

Tipos de Galpão

São apresentadas a seguir as tipologias mais comuns na construção de galpões metálicos:

Requisitos Estruturais

A estrutura metálica para galpão deve ser projetada por profissionais habilitados e bem conceituados. A construção de galpões sem um auxílio de um projeto estrutural bem elaborado pode onerar os custos de uma obra ou até mesmo causar perdas materiais e humanas. Devido ao reduzido peso próprio dos galpões frente as cargas oriundas do vento, as estruturas devem apresentar elementos capazes de transferir os carregamentos horizontais para a fundação. Tais elementos constituem o sistema de contraventamento de um galpão, responsável por restringir os deslocamentos horizontais e aumentar a eficiência global da estrutura. O Centro Brasileiro da Construção em Aço possui um manual completo sobre galpões de uso geral (Manuais do CBCA).

Estrutura Metálica Galpão
Exemplo de Sistema de Contraventamento para Galpões Metálicos

 

Tempo de Execução

O tempo de execução está relacionado ao método construtivo adotado, ao peso e comprimento dos elementos isolados, entre outros. De um modo geral o menor tempo de construção é obtido quando os elementos estruturais são fabricados por indústrias metalúrgicas especializadas e montadas no local. Quanto maior for o nível de pré-fabricação dos elementos, menor será o tempo de construção. O peso e comprimento dos elementos estruturais isolados estão relacionados com a necessidade de utilização de máquinas especiais para o transporte e içamento das peças. Elementos com maior comprimentos exigem a utilização de caminhões de múltiplos eixos e peças mais pesadas necessitam de guindastes com maior capacidade de carga. Tais máquinas, além de interferir na logística da obra, podem não ser encontrados em locais muito afastados de regiões metropolitanas.

 

Veja alguns galpões idealizados pelo Grupo FULL :

Galpão Metálico com Ponte Rolante e Monovia

Galpões Metálicos da Coleta Seletiva

Galpões Metálicos do Centro de Triagem

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento! Vai ser um prazer leva para o seu projeto, o que á de mais moderno e enovador em estruturas metálicas. Clique no botão abaixo.

 

ENTRA EM CONTATO

 

 

 

Fontes:

BELLEI, I. H. Edifícios industriais em aço: projeto e cálculo. São Paulo – SP. PINI, 2010.

Instituto Aço Brasil. Galpões para usos gerais /Instituto Aço Brasil, Zacarias M.Chamberlain Pravia (revs.),

Gilnei Artur Drehmer e Enio Mesacasa Júnior. – Rio de Janeiro: IABr/CBCA,2010.

Gostou do artigo ? Veja mais clicando aqui !