Estrutura Metálica para Telhado

Vantagens e aplicações das estruturar metálicas como suporte para sistemas de cobertura nas construções.

Estrutura Metálica para Telhado: Vantagens

As vantagens do uso de estruturas metálicas são de conhecimento geral.  No emprego de estrutura metálica para telhado não é diferente. A sua utilização trás inúmeros benefícios como rapidez e facilidade de montagem, racionalidade na execução e impacto ambiental reduzido.

Em comparação com estruturas de madeira, geralmente empregadas para telhado, as estruturas metálicas apresentam menos problemas de durabilidade, já que o material não apresenta os problemas relacionados a ataque de cupins e empenamento por conta da chuva.

A depender do projeto, a estrutura metálica para telhado pode ser constituída de sistema completo, com vigas, caibros e ripas metálicas ou, em outros casos, é necessário apenas a utilização de vigas e terças metálicas para dar suporte as telhas. Com o uso de peças metálicas é possível vencer vãos maiores do que os vãos usuais com estrutura de madeira. Além disso, a utilização de estruturas metálicas possibilita uma estrutura final muito mais leve do que as tradicionais.

No projeto estrutural é de suma importância a definição do tipo de telha empregado para que a carga possa ser devidamente calculada e empregada no dimensionamento das peças.

Estrutura Metálica para Telhado
Estrutura Metálica para Telhado

Tipos de Telhados

Os telhados são classificados de acordo com a quantidade de águas, ou caimento, que possuem. Quanto mais águas o telhado possuir, mais complexo será o projeto estrutural e mais belo arquitetonicamente será a construção. Não há limite na quantidade de águas empregadas no projeto.

  • Uma água: Existe apenas uma superfície plana com declividade e pode ser utilizada para cobrir edificações pequenas ou para proteger entradas de edifícios e garagens.
Estrutura Metálica para Telhado - 1 água
Estrutura Metálica para Telhado – 1 água
  • Duas águas: Utilização de duas superfícies planas que podem ser do tipo cangalha, quando as águas se encontram na mesma altura formando a cumeeira, ou do tipo americanos, quando há desnível entre os níveis mais alto das duas águas.
Estrutura Metálica para Telhado - 2 águas
Estrutura Metálica para Telhado – 2 águas
  • Múltiplas águas: Quando três ou mais superfícies inclinadas são empregadas para fazer o cobrimento da construção
Estrutura Metálica para Telhado - 3 águas
Estrutura Metálica para Telhado – 3 águas

 

Estrutura Metálica para Telhado - 4 águas
Estrutura Metálica para Telhado – 4 águas

Veja a seguir algumas estruturas metálicas para telhado realizadas pelo GRUPO FULL:

Cobertura Metálica Edifício de Lavagem

Cobertura metálica e análise experimental da estrutura

 

Cobertura Metálica em Arco com 50m de vão de Quadra Poliesportiva

Entre em contato conosco e solicite um orçamento para o seu projeto, clicando no botão abaixo!

 

ENTRA EM CONTATO

Referências