Instrumentação

A FULL ESTRUTURAS utiliza tecnologias avançadas para monitorar e desenvolver formas eficientes de determinar o comportamento e capacidade real das estruturas.

Instrumentação de Estruturas:

A FULL ESTRUTURAS utiliza tecnologias avançadas para monitorar as estruturas e desenvolver formas eficientes de determinar o comportamento e a sua capacidade real. Estruturas antigas, com patologias e/ou não convencionais geram muitas variáveis na determinação do comportamento real, tornando imperativa a utilização da instrumentação diretamente para determinar as capacidades, ou através de amostragem para a calibração de modelos de cálculo. Em diferentes técnicas e especificações, utilizamos:

  • Instrumentos de medição multicanais para aquisição de dados em tempo real;
  • Extensômetros elétricos / Strain Gages;
  • Acelerômetros bi e triaxiais;
  • Potenciômetros de deslocamento linear e LVDT.

Cadastro de estruturas:

Além da instrumentação, realizamos também outras investigações não destrutivas para avaliar o comportamento das estruturas, associadas ou não ao monitoramento, dependendo de cada caso.

  • Inspeção em estruturas de concreto armado e mistas com o cadastro de armaduras e cobrimentos com Covermeter;
  • Inspeção em estruturas metálicas da espessura de tubos e chapas com medidores por Ultrassom.

Teste de carga estática e dinâmica:

Na maioria dos casos se faz necessário realizar testes de carga estáticos e/ou dinâmicos com cargas e vibrações controlados a fim de determinar as variáveis de interesse e verificar as estruturas quanto aos Estados Limites Últimos (ELU), Estados Limites de Serviço (ELS) e ainda a análise de vibrações.

A análise experimental de tensões, associada aos testes de carga, geram ferramentas para a determinação da vida útil das estruturas e comparações das tensões reais com as teóricas, desenvolvidas em modelos de cálculo, que podem ser calibrados com as medidas reais do comportamento da estrutura.

Controle de estruturas existentes e em construção:

Estruturas não usuais com métodos construtivos diferentes, tornam necessário o controle das etapas construtivas, garantindo a comparação das tensões reais com as de projeto. Assim como estruturas existentes, consolidadas, com esforços incomuns e não previstos são necessários os devidos controles de qualidade e segurança das estruturas.

Registro das tensões/deformações reais em operação com extensometria nos permite realizar o Monitoramento da Saúde Estrutural (Structural Health Monitoring - SHM), garantindo a segurança e o controle necessário aos mais variados casos.

Transferências de carga controladas em tempo real com o uso da extensometria:

A aplicação adequada da extensometria nos permite determinar com precisão as transferências de cargas de estruturas, que são compostas por uma série de incógnitas e são necessários os controles para garantir a qualidade e segurança dos serviços.

Ferramentas computacionais:

A FULL ESTRUTURAS utiliza deferentes e modernas ferramentas computacionais para cálculo, análise e detalhamento de estruturas, associado à planilhas de cálculo em ambiente Excel e Visual Basic for Applications (VBA). As tecnologias são utilizadas para atender as mais variadas demandas e necessidades, garantindo maior segurança, qualidade, confiabilidade e atendimento ao cliente.