Pontes Metálicas – Versatilidade e Segurança

Pontes Metálicas – Vantagens, aplicação e importância de contratar profissional habilitado.

Pontes Metálicas: resistência, durabilidade e versatilidade.

Pontes são construções classificadas como obras de arte. As pontes metálicas têm como principal função vencer obstáculos naturais ou artificias permitindo a passagem de veículos e pedestres, de um lado ao outro com segurança e conforto.

As pontes com estrutura metálica têm sido cada vez mais empregadas atualmente devido às vantagens do aço. Versatilidade, leveza, facilidade de montagem, durabilidade e resistência estão entre as características principais na escolha do emprego deste material. Por possuir elevada resistência, a ponte metálica pode ser mais esbelta do que as pontes convencionais de concreto armado, resultado em uma estrutura significantemente mais leve. Além disso, devido à sua eficiência, pontes metálicas podem vencer vãos maiores, garantindo a segurança necessária.

Uma grande vantagem das pontes metálicas sobre pontes de madeira ou concreto é sua versatilidade. Esta característica permite ao arquiteto buscar novas formas e desenhos para que a mesma tenha o maior valor estético possível. Um exemplo disso é a Golden Gate, localizada em San Francisco na Califórnia. A beleza desta ponte é tão reconhecida que atualmente ela é um dos pontos turísticos mais famosos e procurados do estado.

Golden Gate - Ponte Metálica
Golden Gate – Ponte Metálica
Vão da Golen Gate - Ponte Metálica
Vão da Golen Gate – Ponte Metálica

Para o projeto de pontes metálicas, podem-se empregar diversos tipos de superestruturas. A solução estrutural pode contar com vigas de alma cheia, treliças, vigas em caixão, vigas mistas, etc. A escolha da solução mais adequada deve ser feita por um engenheiro estruturalista devidamente habilitado visando garantir a segurança, durabilidade e eficiência da construção. No dimensionamento de pontes metálicas devem-se sempre levar em consideração as solicitações provenientes da ação do vento, da utilização da ponte, das cargas dinâmicas e solicitações específicas provenientes do local de implementação como, por exemplo, ondas do mar.

Participação do Grupo Full

O GRUPO FULL tem histórico no projeto e montagem de estruturas de pontes e passarelas metálicas. Veja a seguir alguns projetos realizados pela nossa equipe.

Ponte móvel em aço inox com vão de 13,2 metros

Passarela Metálica Salvador com vão de 37,85 metros

Referências

Pontes, viadutos e passarelas: Reduzindo Distâncias e Superando Obstáculos – Portal Metálica Construção Civil

Golden Gate Bridge – Portal Metálica Construção Civil