Projeto de Estrutura Metálica: Tudo o que você precisa saber

Entenda o que é um projeto estrutural e em quais situações esse serviço é exigido. O que você deve saber: da contratação de um profissional ao projeto final.

Projeto de Estrutura Metálica: Vantagens de um projeto bem elaborado

Habilitação Profissional

O projeto de estrutura metálica deve ser realizado por um profissional legalmente habilitado, portador de diploma fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e que possua registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A LEI Nº 3.903/88 Institui normas relativas à execução de obras do Município do Salvador:

“Art. 3º – Só serão admitidos como responsáveis técnicos por obra ou projeto de que trata esta Lei, os profissionais legalmente habilitados, observada a regulamentação do exercício profissional e inscritos no Órgão competente da Prefeitura.”

No âmbito federal, a LEI 5.194/66 regula o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro-Agrônomo:

“Art. 7º As atividades e atribuições profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro-agrônomo consistem em:

  1. c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica;
  2. e) fiscalização de obras e serviços técnicos;”

“Art. 55. Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta lei só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”

 

Fases do Projeto

Estudos Preliminares

A fase inicial do projeto de estrutura metálica é a análise dos documentos existentes, tais como projeto arquitetônico, investigações geotécnicas, projetos topográficos, entre outros. Caso a estrutura a ser projetada cause alterações em estruturas existentes os projetos antigos devem ser fornecidos. É aconselhável consultar os responsáveis técnicos da construção existente para avaliar a viabilidade técnica dessas mudanças. Se não for possível obter acesso aos projetos nem consultar o engenheiro estruturalista cuidados adicionais devem ser tomados, tornando-se obrigatória a análise da estrutura existente, constituindo em um serviço adicional a ser contratado.

Concepção Estrutural

A segunda fase do projeto é a concepção estrutural. Nessa etapa são definidas a geometria, os tipos de elementos empregados, os materiais (concreto, aço, madeira, alumínio, etc.) e as cargas atuantes na estrutura (ação do vento, peso dos materiais, cargas de utilização, etc.).

Compatibilização de Projetos

Aconselha-se que o trabalho do engenheiro estruturalista seja realizado em conjunto com os demais profissionais responsáveis pelos projetos de arquitetura, instalações elétricas/hidráulicas, projeto de fundação, etc. Dessa forma as interferências entre os diferentes elementos devem ser evitadas na fase de projeto. As modificações realizadas ainda em fase de projeto representam um custo muito inferior se comparado às alterações na estrutura construída.

Análise Estrutural e Dimensionamento

A fase de análise estrutural e dimensionamento representa a principal atividade de um engenheiro estruturalista. Nela são definidos os níveis de solicitação dos elementos estruturais, buscando atingir o maior nível de segurança possível obedecendo aos critérios de economia, conforto e durabilidade.

Com a rápida evolução tecnológica dos softwares de cálculo estrutural, o trabalho dos engenheiros projetistas se tornou muito mais eficiente. Entretanto, como ocorre com qualquer tipo de ferramenta, os softwares de cálculo produzirão resultados compatíveis com a bagagem intelectual daquele que o utiliza.

projeto de estrutura metálica

Emissão dos Projetos Executivos

A conclusão das atividades do engenheiro estruturalista ocorre com o fornecimento do projeto executivo contendo todas informações necessárias para orientar e facilitar as etapas de construção.

Segundo a NBR 8800/2010 – Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios:

“Entende-se por projeto o conjunto de especificações, cálculos estruturais, desenhos de projeto, de fabricação e de montagem dos elementos de aço e desenhos de fôrmas e  armação referentes às partes de concreto.”

“Os desenhos de projeto devem ser executados em escala adequada para o nível das informações desejadas. Devem conter todos os dados necessários para o detalhamento da estrutura, para a execução dos desenhos de montagem e para o projeto das fundações.”

“Os desenhos de projeto devem indicar quais as normas complementares que foram usadas e dar as especificações de todos os materiais estruturais empregados. Devem indicar também os dados relativos às ações adotadas e aos esforços solicitantes de cálculo a serem resistidos por barras e ligações, quando necessários para a preparação adequada dos desenhos de fabricação.”

projeto de estrutura metálica

Vantagens

Além de ser exigida por lei, a elaboração de um projeto de estrutura metálica por um profissional da engenharia apresenta uma série de benefícios:

  • Segurança e conforto aos usuários;
  • Redução dos custos com materiais;
  • Maior durabilidade da estrutura;
  • Racionalização da construção;
  • Respeito às normas técnicas vigentes;
  • Responsabilidade técnica, civil e criminal atribuída a profissionais legalmente habilitados;
  • Maior controle pelos conselhos regionais de engenharia.

Prejuízos

Erros em projetos estruturais podem acarretar em prejuízos econômicos ou até mesmo causar acidentes fatais. Portanto, é de extrema importância que os profissionais contratados possuam capacidade técnica para tal. Relembre casos de acidente envolvendo erros no projeto estrutural:

Ciclovia Tim Maia: Rio de Janeiro

Desabamento de Prédio no Pará

Saiba mais

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/01/antes-de-construir-ou-reformar-e-preciso-contratar-um-profissional.html

http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/engenheiro-de-estruturas-79627-1.aspx

http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/mais-de-80-dos-brasileiros-fazem-obra-sem-arquiteto-ou-engenheiro/4530649/